O que é o hipertireoidismo?
O hipertireoidismo é uma doença causada por uma glândula tireoide hiperativa, e essa hiperatividade causa uma desordem na glândula que secreta hormônio tireoidiano em excesso. É um distúrbio endócrino comum em gatos idosos e afeta até 10% dos gatos com mais de 10 anos de idade – sendo que 95% dos felinos diagnosticados com hipertireoidismo têm mais de nove anos de idade.
Apesar de a idade ser um dos principais fatores predisponentes, felinos com oito meses de idade já foram diagnosticados com a doença.
Os hormônios tireoidianos regulam a produção de calor e o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios. Com a secreção excessiva de hormônios tireoidianos, há um aumento geral na taxa metabólica e no metabolismo energético, com efeitos abrangentes em múltiplos sistemas orgânicos.
Os sinais clínicos podem variar de leves a graves, dependendo da duração e magnitude do aumento da produção de hormônios tireoidianos. Assim, ao observar os seguintes comportamentos ou problemas no gato, o tutor deve entrar contato com um endocrinologista veterinário para investigar a possibilidade de que o felino tenha hipertireoidismo:
- Diarréia
- Vômitos
- Emagrecimento (perda de massa muscular)
- Aumento de apetite
- Aumento da sede
- Aumento de quantidade de urina
- Falhas na pelagem (muitas vezes por arrancamento dos pêlos/excesso de lambedura)
- Hiperatividade e/ou vocalização
- Irritabilidade
- Aumento de volume em região cervical (pescoço)
Se você notou seu gato com alguns sinais clínicos como esses, procure o endocrinologista veterinário para realizar uma triagem e exclusão de doenças hormonais e não hormonais.
Espero ter ajudado!
Agendamentos via Whats app: (11) 96678-1428
